DMAIC: LEAN Six Sigma- infografico

DMAIC: LEAN Six Sigma- infografico

DMAIC: LEAN Six Sigma- infografico

LEAN SIX SIGMA PROJETOS, apresentamos as 5 etapas do DMAIC (1-definir, 2-medir, 3-analisar, 4-melhor e 5-controlar); para a execução de projetos de melhoria utilizando a metodologia  LEAN SIX SIGMA.

LEAN SIX SIGMA E SUAS APLICAÇÕES EM ESCRITÓRIO E  MANUFATURA

A dinâmica empregada nestas etapas é  muito utilizada em projetos de melhorias; sejam estes projetos para aplicação em ESCRITÓRIOS ou em PROCESSOS PRODUTIVOS.

O que vai diferenciar entre um tipo de projeto e outro será como as técnicas serão empregadas. Tendo em vista que para projetos de melhorias em escritório é um pouco mais subjetivo. As melhorias não sendo tão quantitativas como no ambiente de manufatura; pois os processos são mais repetitivos e previsíveis.

Estes projetos, vasculham oportunidades e para isto, descem a um nível bem detalhado, bem granular do negócio; onde muitas vezes descobre-se muito e conhece muito do processo, é como alguém garimpando pedras preciosas, elas existem mas é necessário esforço e engajamento para descobrir a maiores oportunidades de ganho para o negócio.

APUARAÇÃO DOS RESULTADOS

Neste tipo de abordagem, normalmente é necessário que a melhoria seja tangibilizada para que seja considerada para efeitos numéricos; pois posteriormente os ganhos com as melhorias serão contabilizados e monitoraos após a implementação.

É necessário ter o controle preciso e efeito, pois está é uma medida, que faz com que os resultados obtidos na fase de projeto, sejam convertidos em ganhos financeiros e de padronização para o negócio, em busca sempre do 6 sigma de qualidade.

O executivo muitas vezes vê este papel de controle como desnecessário, acreditando que sem o controle o processo estará conforme e estável, mas este engano só se reconhece quando a empresa precisa melhorar sua performance e reduzir custos.

Empresas como Toyota e 3M, são reconhecidas mundialmente por suas ações em busca constante em melhor seus produto e soluções, todos os dias.

DMAIC Lean Six Sigma LDMC

Print Friendly