FaaS a Nova Era dos Serviços em Nuvem

FaaS a Nova Era dos Serviços em Nuvem

FaaS a Nova Era dos Serviços em Nuvem

FaaS – function as a service

Uma (boa) nova tendência tem animado os desenvolvedores mundo a fora. Trata-se do FaaS (Function as a Service), em português, Função como Serviço. Ele é uma espécie de atualização dos serviços em nuvem como já se conhece: PaaS, SaaS e outros.

FaaS – function as a service

vem sido explorado e disponibilizado pela AWS Lambda desde 2014. O Google Cloud Platform também vem oferecendo esse serviço, entre outras empresas. A grande vantagem que o FaaS traz aos desenvolvedores de aplicações, é que estes não vão mais precisar se preocupar tanto com a infraestrutura de TI para suas aplicações.

O FaaS assume esse lado penoso da construção de aplicações e principalmente microservices. Isso permite maior liberdade e escalabilidade para as soluções criadas e maior gama de linguagem que pode ser utilizada. O AWS Lambda hoje suporta Java, Node.Js, Python e C#.

As Vantagens do FaaS

Outras vantagens como a não necessidade de atualizar servidores e a integração contínua no desenvolvimento de produtos e serviços fazem o FaaS e tudo o que é relacionado a Serverless serem a tendência do momento no mundo TI. Mesmo que já existam diversas formas de automatizar os processos e tarefas de infraestrutura, não ter de se preocupar com isso já é um grande avanço em termos de desenvolvimento.

Além disso, essa nova ideia permite que os custos com servidores também sejam reduzidos. Afinal, você acaba pagando apenas pelas horas de chamadas das suas aplicações. Nada de pagar por servidores madruga a dentro sem muito uso. E mesmo assim, a aplicação continua disponível se requisitada.

Não ter de se preocupar, ou melhor, possuir uma solução mais adequada para arquitetura de TI mexe com qualquer profissional do ramo. O desenvolvimento e ampliação dos ambientes de serverless por cada vez mais companhias é questão de tempo, e que vai permitir o avanço de muitas outras ideias, como a construção de nanoserviços: Tarefas tão pequenas e que em volume tornam-se hoje impossíveis de gerenciar. Com o FaaS isso pode mudar.

Vamos esperar por mais boas notícias!

Print Friendly