O Processo de Gestão na Garantia do Sucesso de uma Organização

O Processo de Gestão na Garantia do Sucesso de uma Organização

O Processo de Gestão na Garantia do Sucesso de uma Organização

O Processo de Gestão na Garantia de sucesso de uma organização 

Gerir pessoas e processos deixou de ser sinônimo de distribuir ordens e tornou-se o mesmo que administrar grupos e ações onde todos se sintam importantes e onde todas as partes estejam integradas.

Quando o assunto é gerir pessoas, entramos na parte fundamental do processo, pois independente a um orçamento enorme para a realização de algo, se não existir sinergia entre os atores do processo, o resultado tende a não atingir integralmente o esperado, e isso culmina com perdas monetárias, insatisfações internas e até no colapso da empresa.

Investir na Gestão da mão de obra de uma empresa deixou de ser controlar a entrada e saída do trabalho ou a simples distribuição de ordens. Hoje esse empreendimento visa estimular, desenvolver, valorizar e envolver o público interno, e isso não é tarefa das mais fáceis, mas não é nada impossível.

Gerir os processos engloba desde pessoas a materiais, passando por capital e tecnologia, todos atuando e se complementando. Em outras palavras, quando uma empresa cresce, os recursos utilizados nos processos se tornam mais complexos, mais caros e são necessárias mais tecnologia e capacitação. Só assim o investimento valerá a pena e a corporação continuará a crescer.

O ponto que amarra toda a complexidade de um projeto não está na quantidade que se investe, mas em quem a empresa investe e esse é o principal diferencial na busca pelo crescimento e na luta contra a concorrência. Acreditar nas pessoas que trabalham com você e investir no desenvolvimento delas será a chave do seu sucesso.

Ao mesmo tempo em que todo projeto de sucesso tem o seu início, o seu desenvolvimento e a sua conclusão, percebemos que em todos esses momentos, dois fatores são totalmente importantes: a comunicação com as pessoas e a boa gestão e valorização delas.

Quando dividimos um projeto, encontramos três vertentes que devem ser gerenciadas:

Organização/definição
Planejamento
Gerenciamento

Infelizmente muitos projetos tendem a ter algumas etapas puladas, por ineficiência de seus gestores ou por falta de conhecimento dos colaboradores, no momento da execução. Por isso, investir no gerenciamento garantirá a cereja do bolo e a maior possibilidade de sucesso; afinal, num mercado competitivo, todos os detalhes são diretamente determinantes para conquista ou para o fracasso.

Veja também:

DMAIC: Lean Six Sigma – Infográfico

Print Friendly