Conheça o Arquiteto de IoT

Conheça o Arquiteto de IoT

Conheça o Arquiteto de IoT

ARQUITETO DE IoT

O nosso mundo progride a cada dia mais rápido. Vivemos numa velocidade exponencial de novas descobertas, que exigem novos conhecimentos e que afetam diretamente como a roda da Economia gira. Nesse sentido, novas funções acabam surgindo nas companhias. Por exemplo, o comum Analista de TI não era assim tão comum na década de 70. Agora temos um novo cargo surgindo: o Arquiteto de IoT.

IoT, ou Internet of Things, é parte propulsora da web 3.0. Em um primeiro momento, fizemos a internet ser a maior fonte de informação compartilhada do universo. E agora, nessa nova era, surgem novos desafios, que é fazer isso funcionar junto com a vida real.

Nesse sentido, temos impressoras 3D, carros e aviões autônomos e tantos outros dispositivos e coisas que funcionam através da vasta quantidade de informação na internet. O desafio disso tudo, é que as companhias lutam para sair na frente nessa corrida, porém não possuem ainda alguém dedicado em pensar em um estratégia definida para Internet das Coisas.

Eis que surge o Arquiteto de IoT. 

Pensar no Arquiteto de IoT e todas as atribuições que lhe cabem pode ser impressionante. Talvez coisas demais para uma única pessoa fazer. Mas os entusiastas e empresários citam que um Arquiteto de IoT pode-se dividir em duas funções primordiais:

  • Ele pode atuar em soluções diretas e mais simples, em projetos isolados;
  • Ou pode atuar junto aos líderes de organizações, definindo a estratégia da companhia, pensando na Internet das Coisas.

Empresas de tecnologia com certeza vão possuir muita demanda para o vasto escopo de trabalho que a Internet das Coisas proporciona em sua arquitetura. Por isso, é muito provável que muitas delas passem a investir muito em formar pessoas especialmente capazes de dirigir essas funções.

O Arquiteto de IoT precisa se equilibrar em habilidades de gerenciamento e técnicas, podendo facilmente transigir entre colocar a mão na massa e gerenciar estratégias de longo prazo. Uma vez que muitas empresas já possuem muitos projetos de IoT em andamento, é facilmente compreensível que esse tipo de função acabe acumulando muito trabalho a ser feito nesse início de trajetória.

Em contrapartida, é um mercado sem igual, uma oportunidade única para quem sair na frente. O mercado funciona de maneira simples: oferta e demanda. Com Arquitetos de IoT em escassez, é fácil ganhar salários altos de companhias que entendem a importância desse profissional.

Sinais dos Tempos

Cabe a nós também a reflexão da velocidade de nossos tempos e como devemos estar atentos sempre as novas tecnologias. Essa tendência estará rapidamente em diversas outras formas de trabalho. Provavelmente, muitas funções de hoje serão obsoletas em um curto período de tempo, 5 ou 10 anos.

O que antes poderia levar 100 ou 500 anos para mudar, hoje muda quase que da noite para o dia. Vivemos em tempos de dúvida e incerteza. Ou de oportunidade e prosperidade, dependendo do ponto de vista.

Isso se aplica especialmente ao ramo de tecnologia, que pilota toda inovação do mundo. O Arquiteto de IoT e todas as suas tarefas são apenas o começo de uma grande mudança.

Print Friendly, PDF & Email