Até onde vai a mente humana? Do que ela é capaz? É possível que você já tenha se deparado com algum vídeo de realidade virtual em ação. Essa indústria que hoje vale bilhões começou com uma brincadeira, que agora pode transformar o mundo em que vivemos.
Recentemente, o Facebook comprou a Oculus Rift, uma empresa de realidade virtual, por nada mais e nada menos que US$ 2 Bilhões. Uma quantia gorda de dinheiro para uma tecnologia que nasceu para entretenimento, mas que em breve poderá salvar vidas.
Os óculos de realidade virtual surgiu para aumentar a emoção no momento dos jogos, que vinham evoluindo, com o Kinect e Wii. A nova geração de games agora tem a possibilidade de viver a experiência do jogo. É possível entrar no mundo de fantasia e completar suas missões como se fossem reais.
Um futuro que parece ficção-científica de um episódio de Black Mirror, mas que está mais próximo do se imagina. Afinal, são muitas as companhias interessadas no avanço dessa tecnologia.
A realidade virtual e as empresas do futuro
A própria NASA treina seus astronautas numa mistura de Kinect e uma versão do Oculus Rift. E a grande sacada da realidade virtual esta nessa combinação. A segurança de operações de alto risco, como resgates e cirurgias pode mudar completamente o modo como os humanos interagem.
Imagine que drones mapeiem uma área de contaminação radioativa para que operadores remotos possam explorar a área através de realidade virtual e robôs controlados por sensores de movimento, com projetos de IoT (internet of things). Parece loucura?
Isso não está tão distante. E por isso o burburinho é forte quando o assunto é realidade virtual.
Quem sair na frente poderá ter um amplo domínio do mercado e garantir hegemonia. Não à toa, Mark Zuckerberg colocou a mão no bolso para adquirir uma das maiores empresas do ramo.
A Sony também investiu no seu próprio óculos. O Morpheus pode ser utilizado no PlayStation 4 em alguns jogos com Full HD e uma sensação real de estar imerso no mundo do jogo. Mas ainda se ateve ao mundo dos games, e nada se fala sobre expandir o uso de realidade virtual.
O perigo da realidade virtual
Falar de VR é falar de outra realidade. Colocando alguns óculos você pode viver para sempre em uma praia paradisíaca ou se isolar no topo de uma montanha…e nunca mais voltar de verdade!
É preciso ter muita cautela quando falamos do avanço da realidade virtual. Hoje, nas redes sociais vemos cada vez mais polarizações e pessoas dentro de suas próprias bolhas. A realidade virtual poderia ampliar isso a um nível assustador. Pessoas pseudo-contentes com seu mundo de mentira, vivendo vidas de mentira.
Apesar da conotação e lembrança da trilogia Matrix, vale mais a pena pensar positivamente sobre o progresso da realidade virtual. Depois do Titanic, o ser humano nunca mais depositou sua fé por inteiro na tecnologia. Hoje, somos sem dúvida, muito mais cautelosos com qualquer inovação.
Resta esperar que os magnatas façam bom uso dessa fantástica tecnologia para ajudar a humanidade.